A ASSOALFRA – Associação de Solidariedade de Alfragide é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS).

AssoAlfra - Associação de Solidariedade de Alfragide

Criada em outubro de 1989, por um grupo de pessoas da sociedade civil da zona de Alfragide, que se constitui como Associação e que tinha como objetivo principal a construção de projetos habitacionais a custos controlados em terrenos cedidos na altura pelo IGHAPE.

A esses projetos, concorreu essencialmente uma população jovem, em início de vida e à procura da primeira casa, o que veio a motivar a ASSOALFRA para a criação de um centro social, que desse resposta às necessidades dessas jovens famílias com os seus primeiros filhos. Iniciámos o primeiro ano letivo em setembro de 1995.

Ultrapassada a fase da construção em 1997, após a edificação de três projetos habitacionais na zona de Alfragide, permaneceu em atividade o Centro Social da ASSOALFRA, o qual conta assim com 20 anos de experiência na área educativa e de apoio à primeira infância.

Devido à sua localização e acessibilidade, a ASSOALFRA, embora privilegie as famílias que vivem ou que pelo menos um dos seus membros trabalhe em Alfragide, estende o seu âmbito de atividade a todo o distrito de Lisboa.

Assoalfra_oquefazemos4

Visão

Contribuir para uma sociedade onde todos tenham garantidos os direitos básicos, nomeadamente, a Educação.

Missão

Somos uma Associação que existe com o objetivo de criar condições e recursos para o desenvolvimento de um contexto educativo em parceria com as famílias, que se caracterize por um ambiente acolhedor e dinamizador de aprendizagens e competências, onde a criança possa crescer e evoluir de forma global, adequada e harmoniosa.

Valores

A nossa ação privilegia o envolvimento das familias e assenta em valores fundamentais, tais como a educação como fator de desenvolvimento, a partilha, a solidariedade, a justiça, o respeito pelo o outro, a preservação do ambiente, o compromisso cívico e a responsabilidade social.